Focaccia com alecrim e azeitonas

19:38

Para uma pessoa louca por pães e tudo que envolva muito trigo bem branquinho e sem nada de nutrientes (eu sei!) essa receita é simplesmente espetacular.É tão fofinha e o sabor é indescritível.E para quem gosta de alecrim é perfeito.

Na Itália encontrávamos em qualquer mercadinho e um em especial que comi em Milão foi dos melhores da vida.Ultra fofo e delicioso.
Esse aqui não deixa nada a desejar em sabor.Sempre tomo o cuidado de não deixar assar demais.Esse é o segredo.Ele tem que assar o suficiente apenas.Por cima levemente dourado.Se assar muito já fica diferente.Acontece que dessa vez que fiz e fotografei descuidei e ficou beeeem dourado por cima.Achei que tinha colocado tudo a perder mas não:ele ficou muito,muito bom.

Então é assim:façam.Não importa se assar um pouco mais ou menos.Vai ficar delicioso igual.Só não deixem de fazer.

Na cobertura você pode colocar apenas azeite e sal,ou cebola picadinha com azeite e sal,ou manjericão com tomatinhos cereja picados e até de batata.


Outro segredinho é o ponto da massa.Tomem cuidado.Ela deve ficar grudenta.Nada de deixar igual pão.Ela deve grudar nas mãos.

Vamos á receita:

280 ml de água

120 ml de azeite de oliva.Quanto mais saboroso melhor.Ele faz toda diferença

3 colheres (sopa) de açucar

1 colher (chá) de sal

1 colher (sopa) de fermento biológico (para pães)Usei o seco.

500 gramas de trigo. * Não coloque o trigo de uma só vez.

Azeite,sal grosso e alecrim pra cobertura.


Comece ligando seu forno a 180 graus.
Unte uma forma média com azeite e reserve.


Em uma tigela misture fermento,açúcar e água.Mexa e adicione 4 colheres (sopa) de farinha de trigo.Misture e deixe descansar até dobrar de volume.
Agora acrescente o azeite e o sal e vá adicionando a farinha aos poucos.Não coloque tudo de uma vez porque pode ficar muito pesada a massa.Lembre-se: o ponto correto dela é grudenta.

Não precisa sovar.Somente o suficiente para formar uma bola.deixe descansar até dobrar de volume.
Depois de crescida coloque na forma e vá ajeitando com as mãos.
Deixe crescer até dobrar de volume novamente.Com a ponta do dedo vá apertando a massa em diferentes lugares pra ela dar uma afundadinha de leve e o azeite entrar.Regue com azeite,salpique o sal grosso e coloque por cima o alecrim fresco á gosto.

Leve para assar por 20 a 30 minutos.Fique de olho.Não asse demais.





  • Share:

You Might Also Like

0 comentários